terça-feira, 3 de maio de 2011

Edição nº59



Crónica

Os Encontros Filosóficos, organizados pelo grupo de filosofia da Escola Secundária Manuel de Arriaga, surgiram há dezoito anos, com o objectivo de fazer os alunos do 12º ano questionarem-se acerca do mundo que os rodeia e que os recebe depois de saírem da escola. Com o passar do tempo, e com o surgimento da disciplina de Área de Projecto (AP), este passou a ser um espaço de apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos ao longo do ano lectivo, contando ainda com uma série de outras acções que se desenrolam paralelamente, entre workshops, palestras e debates, que pretendem envolver toda a comunidade na reflexão filosófica e na construção da sociedade, não apenas as pessoas directamente relacionadas com o meio escolar.

Este ano subordinam-se ao tema “Educar pelas Artes”, pelo que teremos ao longo de uma semana actividades relacionadas com cinema, teatro, literatura, fotografia, desenho, música e dança.

No que toca a AP, cujas apresentações serão feitas entre os dias 2 e 5, este ano vamos assistir a trinta trabalhos, divididos pelas quatro turmas do 12º ano e somando a participação de cerca de uma centena de alunos, trabalhando individualmente ou em grupos.

Sobre os trabalhos podemos mencionar que contam com os mais variados temas. Enquanto alguns se questionaram sobre o que fazer “depois do 12º ano?”, outros preferiram debater “os problemas da adolescência”; enquanto uns reflectem se afinal “aqui há crise?” ou não, outros optaram pela “cerveja” ou pela “Atlântida”.

Olhando o mundo que (n)os rodeia surgiram trabalhos de âmbito social, como “um invisual na sociedade”, “a interacção das crianças com Síndrome de Asperger”, “os deficientes motores e a sua qualidade de vida”, ou “peso certo em quilos” e “viver com a Diabetes”. Por alguns dos alunos de Ciências foram elaboradas investigações de carácter mais técnico, como sejam a “linguagem corporal e as microexpressões faciais”, “genética: transmissão de características e mutações?”, “clonagem de plantas” e “holografia e vanguarda tecnológica”, com especial destaque para este último por contar com a presença do Professor Pedro Pombo, da Universidade de Aveiro, que fará uma palestra sobre o tema.

No âmbito da ecologia iremos assistir à “criação de uma estufa e prática de agricultura biológica”, assim como a três projectos relacionados com as “energias renováveis”, sendo um deles sobre embarcações movidas a estas energias e outro acerca de “o automóvel e o biodiesel”. Recordando mais uma vez o tema deste ano, quatro apresentações debruçar-se-ão sobre a Música, abrangendo as temáticas da sua “influência no Homem” e “na Educação e na Saúde”, dos “Blues” e de “qual a sua realidade” no Faial; haverá ainda um trabalho sobre o “cinema”, um sobre a “publicidade” e o “renascer da cor”, um desfile de moda. Tendo em conta a nossa realidade ímpar e a importância de termos quem nos visite, o “turismo no Faial” e “uma ilha bestial por um preço especial” serão outros dois trabalhos apresentados. E porque o património e o passado também são importantes teremos uma pesquisa sobre “as térmitas” e outra sobre “história e urbanismo” na nossa cidade.

Qualquer um deles pretende incutir nos estudantes um espírito crítico para com o mundo à sua volta, para que cada um possa ser um cidadão atento e consciente, possuidor de valores que permitam desenvolver a nossa sociedade e fazer o nosso país sair da letargia e da crise em que se encontra.

Esperemos também poder contar com a maior audiência possível e com a presença de todos quantos queiram assistir a este evento, pois se a escola tem o dever de formar a comunidade, também a comunidade deve ter um papel activo na escola, e se a escola tem o dever de preparar os alunos para a sua entrada na sociedade, também a sociedade deve estar apta a recebê-los.


Tiago Silva - Aluno na ESMA

Colaboradores:

Capa: Pedro Escobar
Arquitectura e Artes Plásticas: Lia Goulart
Texto sobre capa: André N. de Melo
Ciência: PNF
Gatafunhos: Tomás Melo

Clicando no quadro seguinte poderá folhear, ler ou fazer download do jornal para o seu computador:

Sem comentários: