sexta-feira, 1 de abril de 2011

Edição nº 57





Crónica

Encontros Filosóficos - um projecto de natureza interdisciplinar

Os Encontros Filosóficos são um projecto de natureza interdisciplinar. Nasceram na sequência do trabalho de reflexão/ crítica de problemas do mundo contemporâneo, realizadas pelos alunos de Filosofia. Foi há dezoito anos! E isto significa que os Encontros Filosóficos atingiram a maioridade. E assim sendo, adquiriram pelo menos o “direito” a serem reconhecidos como projecto pedagógico que vingou, apesar das sucessivas alterações de programas, dos currículos, da organização da escola.

Recordo que há exactamente dezoito anos, todos os alunos de Filosofia do 12º ano apresentaram os seus trabalhos na Sociedade “Amor da Pátria”. Sob o olhar atento, compreensivo e disponível da professora Isabel Renaud, levantavam problemas, faziam formulações teóricas, questionavam o mundo, expunham-se, construíam a aprendizagem de forma activa e responsável. Muito tempo antes de se anunciar nos curricula a “Área de Projecto”.

Ao longo dos dezoito anos, realizaram-se encontros, debates e actividades didáctico-pedagógicas de grande mérito. Relembro as Oficinas de escrita criativa com o escritor José Fanha, e José Luis Peixoto, os encontros com os professores Adriano Moreira, Carlos Fiolhais, Galopim de Carvalho, Carvalho Rodrigues, Alexandre Quintanilha, entre outros. As reflexões desenvolvidas por Daniel Serrão, Álvaro Laborinho Lúcio, Mário Soares, o professor Carlos Reis. Passaram ainda pela cidade da Horta poetas e artistas, como João Cutileiro, que desenvolveu com os alunos de Artes, durante uma semana, um workshop de escultura.

No âmbito da formação de professores, recordo o trabalho de hermenêutica realizado pelo José Trindade dos Santos, o workshop de Filosofia para Crianças orientado por docentes da Universidade Católica, os sucessivos encontros com a professora Gabriela Castro, da Universidade dos Açores.

Em 2011 surgem novos e grandes desafios. Professores da Universidade de Santiago de Compostela e Valência deslocar-se-ão à Horta para trabalhar com alunos, professores, empresários e a comunidade em geral (projecto decorrente das parcerias com a CCIH e Associação de Agricultores da Horta). Realizar-se-ão ainda oficinas de escrita criativa e dramaturgia, música e ilustração. Realizar-se-á um workshop de Teatro do Oprimido (em parceria com o Teatro de Giz), um workshop de cinema e fotografia (em parceria com o Jornal Fazendo) São desafios formativos, intelectuais e comunicacionais únicos!
O projecto Encontros Filosóficos, organizado pela Escola Secundária Manuel de Arriaga é um projecto aberto, comum e quer-se participado por toda a comunidade de Pais, Encarregados de Educação, professores e Cidadãos em geral! Inscreva-se nas acções! Participe nos Fóruns de Discussão! Torne este projecto Um ESPAÇO COMUM DE TRABALHO E DE INOVAÇÃO!

Maria do Céu Brito

Colaboradores:


Capa: Luís Silva
Entrevistas: Fernando Nunes
Arquitectura e Artes Plásticas: Rita Braga
Literatura: Cátia Benedetti
Teatro: Tomás Motos, Victor Rui Dores
Ciência: RSS, José Nuno Pereira
Gatafunhos: Tomás Melo

Clicando no quadro seguinte poderá folhear, ler ou fazer download do jornal para o seu computador:


1 comentário:

Unknown disse...

Os meus parabéns pela capa. Está fantástica.