quinta-feira, 30 de abril de 2009

Edição nº16



XVIº Encontros Filosóficos (até 14 de Maio)

Depois da abertura oficial dos XVIº Encontros Filosóficos e das palestras proferidas pela Professora Arminda Pedrosa, ainda poderemos desfrutar dos seguintes convidados e temas:
- Eduardo Gomes Guimarães, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e profissionalizado em Serviço pelo C.I.F.O.P. da Universidade da Madeira. Exerceu diversas profissões, é formador do Ensino Secundário, da Escola Básica, Integrada e Secundária da Calheta. Foi responsável pela criação das disciplinas de Sociologia e Psicologia no Liceu Nacional de S. Tomé e concebeu os programas das referidas disciplinas. Exerce, desde 2003, funções de Director da Ecoteca de S. Jorge, sendo responsável pela concepção e operacionalização da instalação do Ecomuseu da Ilha de São Jorge. Tem experiência na implementação de projectos de desenvolvimento comunitário em Portugal e em São Tomé e Príncipe. Ultimamente tem proferido diversas comunicações sobre património, turismo e desenvolvimento. O Dr. Eduardo Guimarães, virá reflectir connosco sobre algumas questões éticas no âmbito do património e turismo, no dia 5 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga,

- João Joanaz de Melo é licenciado e doutorado em Engenharia do Ambiente e agregado em Sistemas Ambientais, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, onde desenvolve actividades de ensino, investigação e consultoria, em domínios como gestão ambiental, eco-design, avaliação de impactes ambientais, eficiência energética e instrumentos económicos no ordenamento do território. É autor do livro de divulgação científica “O que é Ecologia” e de centena e meia de artigos publicados em conferências, livros e revistas científicas. Amante da Natureza desde sempre, nas horas vagas continua a colaborar como voluntário em actividades ambientalistas (principalmente no GEOTA), e a praticar espeleologia. O Doutor João Joanaz de Melo, virá proferir uma palestra, no dia 8 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, sobre Energia e Desenvolvimento Sustentável. A pedido da organização dos “Encontros”, este investigador, dará especial destaque às questões da energia nuclear (prós e contras e investigação versus economia e politica). A não perder!

- Filipe Duarte Santos, é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, presidente do Departamento de Física e rege disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais.
Professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É membro da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas. Publicou cerca de 120 artigos científicos em revistas internacionais com sistema de arbitragem em várias áreas do Ambiente, Física e Astrofísica. Coordenou a elaboração do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Proferiu mais de duas centenas de palestras convidadas em Portugal e no estrangeiro. Coordena e participa em vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais. Presentemente é investigador coordenador do Projecto SIAM – “Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures”. O Professor Filipe Duarte Santos, vem partilhar connosco, no dia 9 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, os seus estudos, conclusões e percepções sobre o Futuro da Humanidade no que diz respeito ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável da(s) nossa(s) sociedade(s). A não perder!

Estes convidados, não vêm falar de coisas filosoficamente distantes, mas de temas prementes e urgentes no nosso quotidiano, nomeadamente, em Responsabilidade Social, em Educação, em Ambiente e em Sustentabilidade e Desenvolvimento. Os Encontros Filosóficos são para todos! A não perder!

Cristina Carvalhinho



Colaboradores:

Ilustração: Leonor Rodrigues Pó
Crónica: Cristina Carvalhino
Chegadas: Aurora Ribeiro
Gatafunhos: Tomás Silva
Cinema e Teatro: Miguel Machete
Música: Luís Bettencourt
Arquitectura e Artes Plásticas: Ana Correia e Pedro Monteiro
Ambiente: Dina Dowling, Márcia Dutra Pinto e Raul Bettencourt


Clique aqui para obter a versão completa do Jornal: Edição nº16

Ou clique em baixo para ler Online:



Sem comentários: