sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Edição nº51


Crónica

Pensar Global, Agir Local

O Município da Horta prosseguiu e aprofundou em 2010 o seu compromisso de implementação da Agenda 21, um instrumento assente no desenvolvimento sustentável cujo lema é Pensar Global, Agir Local.
Transversal à sociedade, cruza os grandes sectores de desenvolvimento com equilíbrio, consistência e flexibilidade, caracterizando-se, essencialmente, pela inovação, envolvimento comunitário, parceria, interacção, responsabilização e confiança, integrando factores económicos, sociais e ambientais.
Em 2009 foi criado o Grupo Coordenador, com representantes da autarquia e de algumas forças vivas do concelho, e foi assinada a carta de Aalborg, que nos vincula ao processo da Agenda 21, cumprindo-se a primeira fase do processo.
Em 2010 as nossas metas foram de aprofundamento de conhecimentos, de sensibilização a todas as forças vivas da sociedade (Escolas, Juntas de Freguesia, Instituições Governamentais, Universidade – DOP e Universidade Sénior, Associações Culturais, Organizações Ambientais, de Serviço Social, Câmara de Comércio e Indústria da Horta, Empresas, Órgãos de Comunicação Social), e de diagnóstico, seguindo, desde logo, as recomendações internacionais, com as adequadas adaptações locais.
A sensibilização teve duas componentes: interna e externa. A interna começou, numa primeira fase, pela divulgação na Câmara Municipal da Horta das boas práticas já instituídas e a sensibilização para as que ainda não fazem parte do nosso quotidiano; numa segunda fase, pretendeu atingir os sectores mais decisivos da comunidade local numa sensibilização externa que vai continuar em 2011.
2011 – o ano da mobilização
A mobilização irá concretizar-se principalmente a partir do diagnóstico que determinará as áreas onde devemos incidir um plano de acção a estabelecer com o apoio de toda a sociedade.
Para fazer a caracterização do faialense, circulará um questionário a partir do dia 17 deste Dezembro, que continuará em Janeiro de 2011 até se recolher uma amostragem fidedigna da população: dez por cento. Os temas são os pilares da Agenda 21 Local e irá detectar os hábitos e a disponibilidade para a mudança dos faialenses, auscultando a sua opinião sobre o seu nível de satisfação com as instituições.
A fase de elaboração do plano de acção identificará as necessidades, as expectativas, os recursos, as prioridades, e promoverá ainda a sustentabilidade ao nível local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente, bem como o bem-estar social.
Esta fase compreenderá a criação de outros grupos de trabalho e de um fórum participativo que, em estreita colaboração com o grupo coordenador participarão na reflexão e na construção de uma rede de desenvolvimento de um trabalho articulado e abrangente que irá tocar as áreas da Agenda 21 para promover a sua sustentabilidade: ambiente, sociedade e economia.

Alzira Silva - Vereadora da Câmara Municipal da Horta

Colaboradores:


Capa: "Mocho" de Diana Catarino Literatura: Luís São Bento
Arquitectura e Artes Plásticas: Ana Correia
Música: Andreia Rosa
Teatro e Cinema: Lia Goulart e Maria do Céu Brito
Ciência e Ambiente: Roman e Teresa, Valentina de Matos
Gatafunhos: Tomás Silva

Clicando no quadro seguinte poderá folhear, ler ou fazer download do jornal para o seu computador:


Sem comentários: