quinta-feira, 9 de abril de 2009

Edição nº14



Crónicazinha...

Sociedade Amor da Pátria

Fundada a 28 de Novembro de 1859 por cidadãos faialenses que praticavam o rito Maçónico, a Sociedade Amor da Pátria está intimamente ligada à história recente da ilha do Faial e da Autonomia Regional. Isto porque foi neste local que funcionou durante alguns anos a Assembleia Regional dos Açores, tendo tido lugar no seu salão principal o acto inaugural da I Legislatura, a 4 de Setembro de 1976, na presença do Presidente da República General Ramalho Eanes e do Primeiro Ministro Mário Soares.

Para além da vertente recreativa, desde cedo a Sociedade alargou os seus fins a outras actividades de carácter cultural, económico e de beneficência.
Como iniciativas destacam-se, entre outras, a inauguração de escolas primárias nocturnas, o estabelecimento da Caixa Económica Faialense, não só com o intuito comercial, mas também para subsidiar obras de beneficência e instrução e a promoção de serões artísticos e literários onde eram recolhidos donativos para instituições de caridade da ilha.
O actual edifício foi inaugurado a 30 de Junho de 1934, sendo que as anteriores instalações arderam num enorme incêndio ocorrido em 1930. Edifício de elevada qualidade, projectado pelo famoso Arquitecto Norte Júnior, destaca-se no tecido urbano da cidade da Horta, pelo que pela sua qualidade arquitectónica com características “art deco”, em 1984 mereceu a classificação de Imóvel de Interesse Público.
No ano de 2001, a Sociedade foi agraciada pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito – Membro Honorário e pelo Governo Regional dos Açores declarada Instituição de Utilidade Pública.

Tendo em conta o seu prestigioso passado, é para nós, membros da actual Direcção, motivo de orgulho conduzir os destinos da Sociedade Amor da Pátria, fazendo parte activa do presente e futuro da Instituição, honrando o seu notável passado.
Com esta vontade de dignificar o seu nome, estão em curso importantes iniciativas com vista a adaptar a Sociedade aos novos tempos e atrair novos sócios (desde Maio de 2008 até ao presente, inscreveram-se cerca de 50 novos sócios). Só assim, poderemos ter a garantia de um futuro promissor onde os sócios e a sociedade faialense sintam orgulho neste Clube.

Destacamos algumas mudanças implementadas por esta Direcção, nomeadamente nos espaços interiores, na tentativa de melhoria do bem-estar dos que frequentam a Sociedade.
Estão em curso obras para reabilitação do rés-do-chão do edifício, adaptando um espaço para multi-usos, nomeadamente para utilização pelos mais novos.
Teremos, muito em breve, uma sala com computadores para que os sócios possam aceder à Internet, bem como, em fase final de criação, está a página da Internet da Sociedade. No âmbito das novas tecnologias, adoptámos o e-mail como veículo para informar os sócios das várias iniciativas agendadas, bem como de outros assuntos de interesse geral e implementámos um novo método para cobrança das quotas, incentivando a transferência bancária.
Tem sido nossa vontade, igualmente, voltar a trazer o requinte e a alegria aos tradicionais bailes. Para além destes, surgiu um novo baile com a designação de “Baile de Primavera”, com a próxima data já agendada para o dia 09 de Maio.
Para além dos Bailes, na vertente recreativa e cultural, temos realizado vários eventos desde exposições a serões de música ao vivo no bar da Sociedade, a colóquios e outras iniciativas que várias entidades nos têm proposto para realizar nestas instalações.
No próximo mês de Maio iniciar-se-ão as pinturas dos espaços exteriores do edifício, melhorando a imagem da Sociedade, ainda por cima num ano tão importante como este, em que o Amor da Pátria comemora o seu 150º Aniversário. Neste âmbito foi criada uma Comissão Organizadora que está responsável por preparar um programa de actividades que proporcionem uma efeméride memorável.

São estas as iniciativas realizadas e programadas para os próximos tempos, sempre com a motivação e responsabilidade de dinamizar esta importante Instituição, adaptando-a aos novos tempos e, sempre, dignificando o seu importante legado.



João Bettencourt



Colaboradores:

Fotografia: Mark Faria
Crónica: João Bettencourt
Gatafunhos: Tomás Silva
Chegadas: Aurora Ribeiro
Música: Pedro Nuvem
Arquitectura e Artes Plásticas: Ana Correia e Pedro Porteiro
Literatura: Ilídia Quadrado
Ciência: Maria C. Magalhães
Ambiente: Dina Dowling e Cristina Carvalhinho



Clique aqui para obter a versão completa do Jornal: Edição nº14

Ou clique em baixo para ler Online:




Sem comentários: