quarta-feira, 9 de março de 2011

Edição nº55




Crónica

Mercado de trocas: inédito?

Inédito disseram-me, quando expliquei a uma das pessoas o que era o mercado de trocas directas que vai ter lugar no Castelo de S. Sebastião dia 26 de Março.

Estas coisas das trocas directas, tão comuns nas zonas rurais e no antigamente um pouco por todo o lado, foi/é uma forma encontrada de quem tinha/tem produtos em excesso poder obter outros de que necessitava.

“Queres ovos?”, “Tenho plantio de…” E, penso, um novo ano, um novo ciclo se inicia… Porque não equilibrar?
Desde 1998, quando cheguei ao Faial, tenho contactado com pessoas e hábitos curiosos. Muito me alegra ouvir este apego à Terra e à generosidade, quanto não se ganha ainda com a partilha?!... (Muitíssimo). É esse o grande objectivo deste mercado, partilha de saberes/experiências ligados à terra tendo por pano de fundo a troca directa. Neste dia e local, qualquer pessoa pode trocar certos produtos desde que não seja por dinheiro; não são necessárias inscrições, basta aparecer e trocar.

O mercado de trocas está previsto apresentar-se nesse mesmo local em quatro épocas durante este ano, quase semelhante às estações: Março, Maio, Setembro e Novembro (últimos sábados). Para além dos produtos da terra mais evidentes, podem trocar-se: estacas, sementes, plantios, compotas, plantas aromáticas e/ou ornamentais, flores, pickles, rebuçados, mel… Abre--se ainda ao artesanato ou a quaisquer outros produtos feitos em casa (desde que pelos próprios ou por familiares): malhas, luvas, meias, cachecóis e tudo o que a imaginação e a habilidade forem capazes.

Para trocar há que ter imaginação! Se quer participar e não tem a sorte de possuir nada do indicado pode experimentar fazer um bolo/pão e venha trocar. Mesmo que apareça só por curiosidade ou vontade de observar traga uma chávena para ser ofertado com um chá de boas vindas! A sustentabilidade deste evento é uma palavra de ordem por isso não há lugar a copos de plástico e semelhantes.

Das 15h30 às 17h30 experimente dar outro valor às coisas… de igual para igual. Esta ideia está a ser concretizada por um grupo de amigos, contando com o apoio da Câmara Municipal da Horta (integrando a iniciativa Dias Verdes - ver caixa). Partilhe a sua curiosidade e venha espreitar e trocar no mercado de trocas de 26 de Março… inédito só para alguns!

Lídia Silva

Colaboradores:


Capa: Margarida Melo Fernandes - Lengalenga
Opinião: Lídia Silva
Arquitectura e Artes Plásticas: Ruth Bartenschlager, André Nogueira de Melo
Literatura: Miguel Valente, Mariana Matos
Ciência: Joël Bried
Gatafunhos: Tomás Melo

Clicando no quadro seguinte poderá folhear, ler ou fazer download do jornal para o seu computador:

1 comentário:

Júlio Correia da Silva disse...

O artigo acerca de Samarcanda de Amin Maalouf - que gostei de ler - sugeriu-me uma série de artigos que poderiam ser escritos. Samarcanda é uma cidade com uma história fantástica! A ideia seria escrever acerca de uma cidade numa determinada época. Por exemplo: Samarcanda, 1073. Seriam "Viagens no Espaço e no Tempo".