sexta-feira, 7 de maio de 2010

Edição nº 38


Crónica

Foi já no longínquo ano de 1991, e na qualidade de Director da extinta Casa de Cultura da Horta, que tive a honra de dar os primeiros passos, logo apoiados pela direcção do Núcleo Cultural da Horta, para, em parceria, lançarmos um colóquio dedicado à investigação histórica sobre os Açores. Não se pretendia organizar mais um evento que concorresse com outros que até então se promoviam, mas, antes, dar corpo a um projecto que essencialmente contribuísse para estimular a investigação, o debate e a divulgação de temas de natureza histórica que incidissem, essencialmente, sobre as ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, aquelas que, por serem mais periféricas no longo processo da História dos Açores, tinham (e têm) sido objecto de menos estudos.
Pela mão da Casa de Cultura da Horta e do Núcleo Cultural da Horta nasceu assim o Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, cuja primeira edição teve lugar nas ilhas do Faial e do Pico em 1993.
O sucesso do Colóquio e a oportunidade e especificidade da sua temática exigiram a sua continuidade. Em 1997, realizou--se nas ilhas do Faial e de S. Jorge; em 2002, nas ilhas do Faial e das Flores e em 2006 no Faial e no Pico.
Assim, a quinta edição do Colóquio terá lugar novamente nas ilhas do Faial e de S. Jorge, de 17 a 20 de Maio próximo.
Em relação às primeiras edições, permanece na organização o Núcleo Cultural da Horta e ao projecto agregaram-se, desde há duas edições, a Câmara Municipal da Horta e a Coordenação no Faial da Direcção Regional da Cultura, numa feliz cooperação que viabiliza a iniciativa. Este ano, foram também decisivos os contributos do Centro de História de Além-Mar (CHAM) e da Santa Casa da Misericórdia das Velas, que lidera a organização do evento em S. Jorge.
Estão inscritos na edição deste ano do Colóquio, quarenta e cinco conferencistas que abordarão as seguintes temáticas: A República e o governo das ilhas (1910-2010); As dinâmicas do povoamento e a criação dos municípios: no V centenário do concelho do Topo – S. Jorge (1510-2010); Sociedade, Comportamentos e Quotidianos; Agricultura, Comércio e Indústria; População, Emigração e Diáspora; Religião, Poderes e Instituições; Cultura, Artes e Património.
O Colóquio terá lugar a 17 e 18 de Maio na Sala de Conferências do Hotel Fayal e a 19 e 20 em S. Jorge, nas Velas e no Topo, sendo as sessões abertas a todos os que nelas queiram participar.
A Conferência de Abertura do Colóquio será proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Campos de Matos e intitula-se “Manuel de Arriaga e o republicanismo, antes e depois do 5 de Outubro”, enquanto a Conferência de Encerramento caberá ao Prof. Dr. Avelino Meneses, e intitula-se “A extensão do povoamento e a criação dos municípios”.
Ao fim deste percurso, sinto, com orgulho, que o Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX” conseguiu regularidade, conseguiu firmar a sua identidade, conseguir manter a sua especificidade e conseguiu ver as suas Actas (com os textos das comunicações) publicadas e à disposição de todos os interessados.
Por isso, estão de parabéns as entidades que suportam e viabilizam este evento: o Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX” é bem merecedor desse apoio.

Jorge Costa Pereira



Colaboradores:

Capa: Escultura de João Pedro Rodrigues
Crónica: Jorge Costa Pereira
Cinema e Teatro:
Cátia Cunha, Pedro Lima e Susana Pereira- ESMA, Fernando Nunes
Arquitectura e Artes Plásticas: Ana Correia, Pedro Rosa, Turma de Artes Visuais do 12ºC
Ciência e Ambiente: Parque Natural do Faial

Gatafunhos: Tomás Silva



Clique aqui para obter a versão completa do Jornal: Edição nº38



Ou clique em baixo para ler online:


Sem comentários: