quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Edição nº 32



Crónica

E a criatividade expõe-se: Mostra LabJovem 2010


Hoje, dia 11 de Fevereiro, os nomes dos seleccionados da segunda edição do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores serão apresentados ao público. Depois da fase das candidaturas (de 1 de Maio a 2 de Novembro), e das reuniões dos júris (de 11 a 13 de Dezembro de 2009), chegou finalmente a altura de se conhecerem os seleccionados. A apresentação decorrerá no Teatro Faialense, no seu exterior e foyer, com a presença de duas instalações da autoria de André Sier, e com a actuação da banda de Jazz faialense Zeca Trio. O evento terá transmissão online através do site do concurso (http://www.labjovem.pt/).É com enorme prazer que assistirei ao final desta fase do Concurso e ao arranque de uma nova fase: a Mostra LABJOVEM 2010, na qual os trabalhos dos seleccionados serão apresentados, numa exposição itinerante, ao público açoriano e além-Açores. A Mostra arrancará oficialmente em Setembro, embora antes haverá a possibilidade da apresentação de alguns dos trabalhos seleccionados, como é o caso da Semana dos Açores, no Teatro São Luiz, em Lisboa, que recebe trabalhos da primeira e da segunda edição, de 2 a 7 de Março de 2010.
O prazer a que aludi é, ao mesmo tempo, um misto estranho de ansiedade e de regozijo. Regozijo porque acredito que este projecto (do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude) é um bom exemplo do quão importante é o estabelecimento de parcerias entre governo e associações civis, na persecução da promoção da criatividade juvenil – a Associação Cultural Burra de Milho, da qual sou presidente, tem sido a entidade organizadora deste concurso. E regozijo porque vejo neste projecto o resultado da vontade de se criarem mecanismos de promoção da criatividade, estruturas que fomentem a competitividade saudável entre os jovens artistas e, mais do que tudo, permitam o espaço para a diferença, para a contemporaneidade, para a aposta nos nossos jovens criativos regionais.A ansiedade surge depois, quando penso no tempo em que não existiam concursos de jovens criadores, nem mostras de trabalhos seleccionados, nem possibilidades para os jovens artistas se afirmarem no panorama cultural regional, quanto mais nacional ou internacional. Este concurso é um motor de exposição, uma plataforma de criatividade que tem como grande objectivo o de permitir que os nossos jovens possam não só criar livremente como também apresentar as suas criações e, quiçá, com essas apresentações, estabelecerem contactos para trabalhos futuros. Isto já aconteceu com a primeira edição, na qual alguns artistas tiveram encomendas de trabalhos criativos mercê da exposição pública de que gozaram durante a Mostra LABJOVEM 2008. E acredito que vai voltar a acontecer nesta segunda edição. E é esta crença, esta aposta nos jovens valores criativos açorianos, que nos move. A nós, Burra de Milho, ao Governo Regional dos Açores e à Direcção Regional da Juventude, o que interessa é que os jovens artistas tenham possibilidade de se fazer ouvir e ver, de conhecer, de evoluir, de criar sinergias e competências que lhes permitam ser mais e melhor, ir mais longe, criar mais.
É por isto que o prémio atribuído aos primeiros seleccionados de cada área a concurso não é em forma de dinheiro. É com esta ideia em mente que os primeiros seleccionados recebem uma bolsa de formação no estrangeiro, num local à sua escolha, no período do ano em que lhes melhor convier. Tivemos seleccionados da primeira edição em locais tão diferentes como Itália, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América e Argentina. E no regresso, todos foram unânimes em afirmar que a experiência por que passaram foi não só agradável a nível pessoal como extremamente produtiva e enriquecedora a nível criativo.Através dos relatos dos jovens seleccionados (que acompanhámos de perto, embora ao longe), pudemos compreender o alcance de um concurso desta natureza; a urgência do desenvolvimento dos mecanismos de promoção da criatividade; a importância em se desenvolverem ainda outras plataformas e outros mecanismos que possam potenciar ainda mais este capital criativo açoriano que, ao longo da história, tantos e tão importantes nomes da cultura nos tem dado.Esta segunda edição destaca-se também pela introdução de algumas melhorias no formato do próprio concurso: com informação decorrente da primeira edição, realizou-se uma Residência Artística em torno das áreas que haviam tido menos concorrentes; introduziu-se a possibilidade de os jovens concorrerem através da Internet, tornando o processo de candidatura mais simples; descentralizaram-se actividades (residência na Terceira; reuniões dos Júris em São Miguel; apresentação dos resultados no Faial); transmitiu-se online e em directo, com recurso às Novas Tecnologias e à linguagem criativa contemporânea, apenas para citar alguns exemplos.Com o trabalho feito até agora, e com o muito que há para fazer, acredito que o concurso LABJOVEM será, no futuro, a plataforma de exposição por excelência para os jovens artistas dos Açores.

Rogério Sousa




Colaboradores:

Capa: Rapahel Calduch
Crónica: Rogério Sousa
Mini-entrevista: Aurora Ribeiro
Cinema e Teatro: Fausto Cardoso

Arquitectura e Artes Plásticas: Ana Correia, Paulo Oliveira
Literatura: Céu Brito, Ilídia Quadrado
Ciência e Ambiente: Parque Natural do Faial, Verónica Neves

Gatafunhos: Tomás Silva

Clique aqui para obter a versão completa do Jornal: Edição nº 32
Ou clique em baixo para ler online:


Sem comentários: